https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/issue/feed Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi 2023-03-20T18:32:44-03:00 Jessica Tosin pesquisa@iedi.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Multidisciplinar Küwai, do Instituto de Educação e Inovação, é um periódico eletrônico apresentando edições contínuas com artigos das grandes áreas de conhecimento, tais como: Educação, Ciências da Saúde, Gestão e Negócios, Comunicação e Artes, Ciências Agrárias. Os artigos são frutos de Projetos de Pesquisa, Projetos Interdisciplinares, Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos de Extensão desenvolvidos na instituição, bem como trabalhos externos ao IEDi. Tem por público alvo: professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação. Os artigos se encontram disponíveis na íntegra desde o primeiro número.</p> https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/7 Beribéri na região do Uiramutã-RR 2023-03-19T21:26:52-03:00 Gabriel Edwards edwards_gabriel@hotmail.com Soraia Sousa da Silva soraiasousasilva@gmail.com Maks Ribeiro de Oliveira markribeiro@gmail.com <p>O presente trabalho tem como tema Beribéri na região do Uiramutã-RR, com o objetivo de analisar os dados coletados e disponibilizados pelo Distrito Sanitário de Saúde Indígena Leste de Roraima (DSEI LRR), em referente ao tema e explicar a história da patologia, surgimento no Brasil e, consequentemente, no estado de Roraima. Pesquisa documental realizada de forma qualitativa e quantitativa, utilizando revistas, livros, artigos científicos, e documentos obtidos diante ao Distrito Sanitário de Saúde Indígena Leste de Roraima (DSEI LRR). A abordagem desse tema surgiu devido a necessidade de compreender e repassar os dados coletados sobre os surtos sobre a doença do Beribéri, que ocorre pela falta de vitamina B1 (Tiamina) no organismo. A doença decorre do consumo excessivo de bebidas alcoólicas fermentadas e uma alimentação deficiente (geralmente vasta de carboidratos, e empobrecida de grãos, cereais. Assim, entende-se que a região referida é composta em sua maioria por indígenas, e que mudanças de hábitos e costumes são uma problemática para efetuar ações de enfermagem com o intuito de tratar e evitar a doença.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/12 Diabetes Mellitus Gestacional e o Papel do Enfermeiro 2023-03-20T01:13:12-03:00 Lana Araújo de Aquino lanaaraujo@gmail.com Jorlanda Ramos Pereira jorlandaramosp@gmail.com Jéssica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>O foco principal da enfermagem quanto aos seus pacientes, é o cuidar e em cima desse ponto tem-se a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Sendo essa a metodologia utilizada para planejar, executar e avaliar o cuidado, constituindo ferramenta fundamental ao trabalho do enfermeiro. O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) tem-se como qualquer nível de intolerância a carboidratos, resultando em hiperglicemia de gravidade variável, com início ou diagnóstico durante a gestação. Sua fisiologia se dá pela elevação de hormônios contrarreguladores da insulina, pelo estresse fisiológico imposto pela gravidez e a fatores genéticos e/ou ambientais. Sendo esse principal problema metabólico mais comum que ocorre na gestação e tem prevalência entre 3 e 25% das gestações, o que pode variar dependendo de alguns fatores como grupo étnico, da população e do critério diagnóstico utilizado. Com base nisso, objetivou-se no presente trabalho identificar a importância do atendimento holístico nos cuidados de enfermagem a gestantes com diabetes gestacional. Ao fim do estudo, conclui-se que a atuação do enfermeiro junto a paciente com Diabetes Gestacional, torna-se fundamental importância devido à necessidade de cuidados específicos mas também, enfatiza-se a cuidado da sistematização da assistência de enfermagem para que tais cuidados sejam adequados e satisfatórios junto a paciente. Desse modo, permite o conhecimento das necessidades de cuidados de enfermagem e o direcionamento da assistência, possibilitando o estabelecimento do plano de cuidados individual e também reconhecimento da equipe de enfermagem, para realizar o cuidado integral e reestabelecer a homeostasia da paciente</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/9 Dificuldades que o enfermeiro encontra frente ao processo de doação de órgãos 2023-03-20T00:28:11-03:00 Taynã Macêdo Oliveira tayna.macedo2015@gmail.com Jéssica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>Entende-se por doação de órgãos como um ato pelo qual a pessoa manifesta a sua vontade de que, a partir do momento de sua morte, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas, possam ajudar outras pessoas. Nos últimos anos é notável o aumento constante da fila de transplantes ao passo que é cada vez menor o número de potenciais doadores. Dessa forma, objetivou-se no presente estudo analisar a importância do enfermeiro e da equipe de enfermagem durante o processo de doação de órgãos, assim como descrever o papel do enfermeiro quanto ao amparo e orientação a família de um possível doador. Este trabalho é uma revisão bibliográfica do tipo descritiva que inclui artigos de periódicos eletrônicos e obras literárias, publicados ao longo dos últimos anos 10 anos. Considerando a importância do enfermeiro no processo do transplante de órgãos, é de suma importância a análise dos principais problemas enfrentados pelo profissional e quando aparecem as principais falhas e dúvidas deste complexo tratamento terapêutico chamado “transplante de órgãos”.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/8 Gravidez na adolescência: causas, riscos e o papel do enfermeiro 2023-03-19T22:04:54-03:00 Anderson Fernandes de Sousa andersonfernandes@hotmail.com Jéssica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>A Adolescência é uma etapa da vida que merece bastante atenção e acompanhamento, pois esta transição entre a infância e a fase adulta pode resultar ou não em problemas futuros. Alguns assuntos, como por exemplo o sexo, podem sofrer banalizações entre as idealizações conceituais principalmente entre adolescentes. Esse fato não exclui a possibilidade de intervenção profissional em relação à educação em saúde sobre o assunto. Logo, o presente estudo teve por objetivo conhecer na literatura, acerca do papel do enfermeiro na assistência prestada às adolescentes grávidas. Este trabalho é uma revisão bibliográfica do tipo descritiva que inclui artigos de periódicos eletrônicos e obras literárias, publicados ao longo dos últimos anos 10 anos. Onde, para seleção dos artigos estudados, será analisado artigos científicos e obras literárias pertinentes ao tema. Os resultados mostraram que os jovens sem nenhuma orientação ou preparo, tendem à experimentação e descobertas, podendo assim deparar-se, entre outras coisas, com uma gravidez que pode, ou não, ser indesejada. Dessa forma, o estudo aponta que o os profissionais de saúde podem tentar intervir na falta de informação e na dificuldade de acesso aos programas existentes e à contracepção. Assim, o enfermeiro tem um relevante papel na assistência aos adolescentes e deve promover ações interdisciplinares de educação sexual, despertando o interesse de ampliar o conhecimento dos adolescentes sobre o exercício da sexualidade mais responsável e segura.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/10 O papel do enfermeiro na orientação à família com criança com Síndrome de Down 2023-03-20T00:33:43-03:00 Wanclicio Araújo Blanco wanclicioblanco56@gmail.com Arnando Magalhães arnandomagalhaess@gmail.com Jéssica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>A síndrome de Down é a forma mais frequente de retardamento mental devido, a um atraso global no desenvolvimento, que varia de criança para criança, causada por um fenômeno que não estão normais aos padrões da genética, a cromossômica microscopicamente demonstrável, originada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele. Com isso, objetivou-se nesse trabalho compreender o papel do enfermeiro em relação à orientação à família do portador de Síndrome de Down. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada através de levantamento bibliográfico, como tipo de abordagem com questionário de entrevista de forma qualitativa com famílias de criança com síndrome de Down, onde a composição da amostra pretende identificar as repercussões da Síndrome de Down no âmbito familiar e o papel do enfermeiro na orientação à essa família. A partir da literatura revisada pôde-se ter uma ideia das implicações da SD sobre a família, em especial sobre os pais e mães, e do seu possível efeito desestabilizador, pelo menos para algumas famílias.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/17 Principais causas de acidentes decorrentes da atividade rural correlacionados ao uso de tratores agrícolas: revisão de literatura 2023-03-20T14:31:07-03:00 Matheus de Lira Albuquerque mlalbuquerque@gmail.com Jessica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>O trabalhador rural lida diariamente com atividades que podem ser consideradas insalubres, penosas e perigosas, e que contribuem, direta ou indiretamente, para a ocorrência de Acidentes de Trabalho (AT). Um dos principais fatores responsáveis pelo crescente desenvolvimento do setor agrícola brasileiro foi à inserção da mecanização agrícola na agricultura, onde o trator foi o elemento fundamental, no entanto, com o aumento do número de tratores, passaram a ocorrer muitos acidentes envolvendo essas máquinas durante o deslocamento nas propriedades e estradas. Embora seja comum a ocorrência de acidentes envolvendo tratores agrícolas e não agrícolas na área rural, não se tem parâmetros atualizados acerca das principais causas desses acidentes. Desse modo, objetivou-se no presente trabalho identificar as principais causas de acidentes decorrentes da atividade agrícola associado ao uso de tratores. A metodologia do trabalho&nbsp; foi do tipo pesquisas descritivas, que para selecionar os artigos mais adequados à proposta temática foram consideradas as seguintes palavras-chave: acidentes de trabalho rural; trabalhador rural; acidentes com trator agrícola; segurança no trabalho e prevenção. A região sul e sudeste, que detém a maior frota de tratores do Brasil, também são as regiões com o maior índice de acidentes notificados. Além disso, como uma forma eficaz de prevenção de acidentes, as obras literárias avaliadas convergem no sentido de que é necessário um investimento na qualificação dos trabalhadores rurais que serão operadores dos tratores agrícolas.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/11 Processo de transição da produção convencional familiar para produção orgânica 2023-03-20T00:56:18-03:00 Victor Gouveia victorgouveaa@hotmail.com Jéssica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>O ser humano nos últimos tempos começou a se preocupar mais com o seu estilo de vida e com meio ambiente, que pelo os anos que se passam vem notando-se que o modo de vida hoje da sociedade vai levando causam impactos ao meio ambiente e em seguida a nós os seres humanos com os diversos fatores como desmatamentos, o uso incorretos dos recursos naturais, manejo inadequados no meio rural e entre outras coisas que agride o ecossistema do planeta. Diante deste contexto, este estudo tem como objetivo compreender a percepção de agricultores familiares a respeito da transição da agricultura convencional à agricultura orgânica.&nbsp; Este trabalho é uma revisão bibliográfica do tipo descritiva que inclui artigos de periódicos eletrônicos e obras literárias, publicados ao longo dos últimos anos 10 anos. É de suma importância buscar formas de pensar e agir favoráveis ao nosso meio ambiente, pois atualmente ainda "possuímos” recursos naturais renováveis, porém deve-se haver cautela, para que também as futuras gerações possam continuar usufruindo destes recursos para sua sobrevivência. A disponibilidade de mais tecnologias e de assistência técnica com enfoque agroecológico, a provisão de uma modalidade de crédito rural que atenda as exigências e peculiaridades do processo de transição e o apoio à comercialização justa figuram como alguns dos grandes desafios a serem trabalhados. Até mesmo uma política governamental de fomento seria necessária e estratégica como estímulo econômico inicial.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/15 Saúde da mulher a humanização e a assistência de enfermagem ao parto normal 2023-03-20T14:14:58-03:00 Bárbara Silva Vilela vilelabarbara2@gmail.com Dheimeson Portela Silva Dheimesonpsilva@gmail.com Jessica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>O Brasil tem um modelo no que se refere ao apoio à saúde da mulher, em se tratando do parto e do nascimento, que se caracteriza com grande predominância intervencionista. O objetivo deste trabalho é abordar a saúde da mulher através da ótica da humanização e assistência do parto normal por meio de uma revisão de literatura na perspectiva da compreensão das políticas de saúde, considerando se contexto histórico social e suas profundas alterações no decorrer da construção da saúde brasileira. A pesquisa parte de um estudo bibliográfico, que do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a mesma pode ser elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos, e atualmente com material disponibilizado na internet. É perceptível a importância do profissional de enfermagem no processo do parto, uma vez que deve se incentivar a realização do parto normal e a diminuição das cesarianas como medidas de humanização que visam proporcionar o bem estar à mulher e reduzir riscos para ela e seu bebê, como também proporcionar conforto e bem estar ao acompanhante por ela escolhido, uma vez que a presença do acompanhante proporciona bem estar físico e emocional a mulher e favorece uma boa evolução no período gravídico puerperal.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/16 Serviços de paisagismo no município de Boa Vista-RR e a formação de preços dos produtos ornamentais 2023-03-20T14:17:54-03:00 Joadina Araújo Silva Joadina.silva@ufrr.br Jessica Milanez Tosin Lima Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>De modo geral, a floricultura brasileira tem consolidando-se como atividade econômica relevante devido principalmente aos aspectos sociais, visto que existe uma representatividade da agricultura familiar no setor. Nos últimos anos, o Brasil aumentou consideravelmente o número de produtores, empresas e estabelecimento envolvidos com a cadeia produtiva plantas ornamentais, ramificando-se em todas as regiões do país. Entretanto todo esse crescimento é o inverso quando mencionado a pesquisa e tecnologia a nível nacional no setor florístico. Uma das maiores necessidades do setor é o próprio conhecimento de técnicas de gestão de custos permite ao administrador rural ter acesso às informações para tomada de decisão. Uma das práticas existentes é a formação de preço de venda, responsável pela administração dos custos de produção e definição do preço do produto cultivado. Diante deste contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender os principais serviços de paisagismo assim como os critérios dentro da formação do preço de produtos ornamentais na cidade de Boa Vista-RR. Este trabalho é uma revisão bibliográfica do tipo descritiva que inclui artigos de periódicos eletrônicos e obras literárias, publicados ao longo dos últimos anos 10 anos. A busca por serviços paisagísticos é prática frequente, pois a população tem cada vez menos tempo para se dedicar as práticas artesanais de cuidado com o jardim, assim recorrendo a profissionais para que os faça. Dessa forma, a valorização de profissionais capacitados pode vir a agregar qualidade ao serviço prestado.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/4 Avaliação do crescimento inicial da mudas de tabaco (Nicotiana tabacum l.) em diferentes substratos em Roraima 2023-03-19T19:48:35-03:00 Anderson Dalmolin andersondalmolin@gmail.com Jessica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>O tabaco é uma cultura de grande importância econômica no Brasil, sendo esse o segundo produtor mundial. Entretanto, o cultivo de tabaco ocasiona diversos problemas relacionados ao mau uso do solo, haja visto, que o referido cultivo é muito intenso, o que causa muitos desgastes ao solo. Como grande&nbsp; parte&nbsp; das&nbsp; mudas&nbsp; são&nbsp; obtidas&nbsp; em sementeiras, é importante que se tenha germinação rápida e uniforme. O objetivo deste trabalho foi, portanto, avaliar o crescimento inicial&nbsp;&nbsp;&nbsp; da&nbsp;&nbsp;&nbsp; cultura&nbsp;&nbsp;&nbsp; de&nbsp;&nbsp;&nbsp; tabaco em&nbsp;&nbsp;&nbsp; diferentes substratos. Foram comparados sete diferentes substratos para&nbsp; avaliação&nbsp; do&nbsp; crescimento&nbsp; inicial&nbsp; de&nbsp; mudas de&nbsp; tabaco onde constou: T1-Testemunha em Areia, T2- composto orgânico ; T3- vermiculita&nbsp; ; T4- areia com composto orgânico 1:1; T5- areia com vermiculita 1:1; T6- composto orgânico com vermiculita 1:1;&nbsp; T7- areia com vermiculita e composto orgânico 1:1:1. O tratamento onde continha apenas composto orgânico foi que obteve os melhores resultados de germinação e desenvolvimento da planta, comparando com os outros tratamento e teve bom enraizamento. Seguido pelos tratamentos que também continha proporção de composto orgânico. Os tratamentos que não tinha em sua formulação composto orgânico, não obteve germinação. O substrato T2, foi o melhor resultado nos parâmetros analisados devido a presença de matéria orgânica em sua formulação, verificando a necessidade da planta por nutrientes. Sendo esse o melhor tratamento para a formação de mudas iniciais de tabaco.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/13 Avaliação de diferentes substratos no desenvolvimento inicial de mudas de araçá 2023-03-20T01:50:28-03:00 Alexandre Newton Almeida dos Santos a_newton@gmail.com Jessica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>O araçazeiro (<em>Psidium cattleianum</em> var. <em>cattleianum</em> Sabine) apresenta potencial para exploração econômica devido à boa aceitação de seus frutos para consumo <em>in natura</em>, pelo elevado teor de vitamina C, quatro vezes maior que as frutas cítricas, além da alta capacidade de frutificação, resistência a doenças e a maioria das pragas. No presente trabalho, estudou-se a germinação de sementes araçá em diferentes substratos, tendo como objetivo avaliar o efeito de diferentes substratos na emergência e no desenvolvimento inicial de mudas de araçazeiro. Os substratos utilizados foram areia lavada, serragem e vermiculita<sup>®</sup>, já as sementes utilizadas foram advindas de frutos da variedade vermelho e da amarela. Os parâmetros avaliados foram: porcentagem de emergência das sementes; porcentagem de sobrevivência das sementes emergidas; número de folhas planta<sup>-1</sup>; altura de plantas (cm) e comprimento da maior raiz (cm). Em todos os parâmetros analisados, as diferentes espécies de araçá (amarelo e vermelho) não apresentou diferença significativas, no parâmetro comprimento da maior raiz, a espécie de araçá vermelho obteve um valor elevado quando comparado com o amarelo. A maior porcentagem de emergência e sobrevivência de plantas em diferentes substratos destacou-se quando utilizado o substrato serragem, tais diferenças entre os substratos é devido entre outros fatores. Pelas propriedades físicas dos mesmos o número de folhas por planta e comprimento da parte aérea não diferiram ao utilizar diferentes substratos, o tamanho do sistema radicular diferenciou-se quando utilizado diferentes substratos.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/14 Avaliação de superação de dormência em sementes de buriti 2023-03-20T13:54:29-03:00 Jose Edinardo Pereira de Araújo jedinardoar@gmail.com Jessica Milanez Tosin Lima jessica.mtosin@hotmail.com <p>A maioria das espécies de Arecaceae apresenta dificuldades para germinar, mesmo sob condições adequadas, dificultando a produção de mudas. Objetivou-se com este trabalho, avaliar a superação da quebra de dormência das sementes de buriti, verificando a viabilidade e o vigor da plântula. Os frutos foram despolpados e postos para secar a sombra por 72 horas. Após esse período as sementes foram submetidas aos tratamentos pré-germinativos: T1 - testemunha (semente intacta); T2 - escarificação mecânica com lixa número 60 na região do embrião; T3 - corte com lâmina na região do embrião; T4 – extração do tegumento, com exceção da região do embrião; T5 - semente em imersão em água por 12 horas; T6 - semente em imersão em água por 24 horas em estufa e T7 - fruto inteiro (intacto). Após aplicação dos tratamentos, as sementes foram semeadas em sacos plásticos para mudas com a padronização do substrato sendo areia lavada e dispostos em viveiro aberto. Os parâmetros analisados foram: germinação e índice de velocidade de germinação das sementes, onde as observações e contagens foram feitas aos 35, 42 e 50 dias, após o plantio. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes cada.No contexto geral, foi constatado que as sementes de buriti apresentaram dormência tegumentar, sendo que as sementes testemunhas (que não foram submetidas a nenhum tratamento pré-germinativo) apresentaram desempenho germinativo negativo quando comparadas àquelas submetidas à escarificação. Conclui-se que o melhor tratamento para quebra da dormência tegumentar é o uso do corte da região do embrião.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/3 Educação 4.0 e o docente: a prática educativa no ensino fundamental anos iniciais na escola Anjo da Guarda 2022-11-17T15:27:26-03:00 Anna Phamela Silva Carvalho phamelasilva25@icloud.com Marinês da Silva Pinto morenamarina2872@gmail.com Maristela Araújo Costa Pereira maristelaaraujo@gmail.com <p>Sabendo-se que a educação está adentrando à fase 4.0 e em consequência disto as metodologias de ensino também voltam-se para as novas práticas pedagógicas como: aprender a fazer fazendo, associada às metodologias ativas e ao ensino adaptativo que são hoje os novos desafios a serem alcançados. No entanto, existe a necessidade de adequações, na estruura física assim como capacitações instrucionais para habilitação dos profissionais da educação. Uma vez que os currículos já estão sendo organizados para contribuir com esse avanço tecnológico. Abrindo-se a possibilidade da renovação do sistema. Portanto, observou-se que este olhar direcionado às metodologias e a busca destas abordagens tecnológicas vem causando inquietações nesta comunidade, mesmo que ainda no início por parte dos educadores, essa busca por tais conhecimentos é fraca e sem grandes estímulos, ainda que estes estejam acessíveis, há um déficit na busca destas ferramentas e na utilização em sala de aula, retardando o avanço da educação no cenário atual.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/5 Magistério Indígena: a construção identitária do docente no curso de formação inicial 2023-03-19T21:13:26-03:00 Maristela Araújo Costa Pereira maristelaaraujo@gmail.com <p>Esta pesquisa apresenta a análise de memoriais de professores indígenas pertencentes a três etnias: Wapichana, WaiWai e Ingarikó, todos falantes da Língua Materna, que, ao longo de suas escolarizações vivenciaram muitos desafios e dificuldades, sempre tentando saná-las. Durante toda a infância e adolescência moraram e estudaram nas comunidades indígenas nas quais nasceram e cresceram, vivenciando, assim, a luta do seu povo.&nbsp; Nesse sentido, este artigo trata desses percursos identitários traçados pelos sujeitos aqui evidenciados, onde os mesmos apresentam uma identidade imutável, que, ao longo do tempo, vai sofrendo alterações. É traçado também o comportamento dos mesmos em relação à participação nas lutas e movimentos em relação à busca da conquista de seus direitos, em especial na educação e demarcação das terras indígenas. Os sujeitos desta pesquisa são três professores indígenas: dois do sexo masculino e uma do sexo feminino. São professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas indígenas localizadas em suas comunidades. Na adolescência tiveram que sair da sua comunidade para cursar o ensino médio em escolas urbanas, convivendo com outras culturas e língua. Precisaram se adaptar, deixando um pouco de lado os traços de sua Língua Materna, pois, para eles, a língua é parte determinante da cultura de um povo e de sua identidade. Vale ressaltar que no decorrer dos pressupostos teóricos é apresentada uma comparação entre os três memoriais analisados. Dessa forma, o trabalho se fundamenta em Hall, Rajagopalan, Cavalcanti, Silva, dentre outros autores que buscam discutir sobre Identidade e Linguagem, mas tendo como foco a identidade do sujeito. Assim, esta pesquisa tem como traçado metodológico a análise comparativa de Memorial Descritivo, narrando as etapas da vida pessoal e profissional dos professores indígenas. Ressalto que esses memoriais fazem parte do trabalho de conclusão de curso do Projeto Magistério Indígena, tendo como recorte temporal de apresentação o mês de agosto de 2018.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/6 Magistério Indígena AMOOKO IISANTAN: os desafios do ensino da língua portuguesa 2023-03-19T21:15:01-03:00 Maristela Araújo Costa Pereira maristelaaraujo@gmail.com <p>Esta pesquisa apresenta a análise de memoriais de professores indígenas pertencentes a três etnias: Wapichana, WaiWai e Ingarikó, todos falantes da Língua Materna, que, ao longo de suas escolarizações vivenciaram muitos desafios e dificuldades, sempre tentando saná-las. Durante toda a infância e adolescência moraram e estudaram nas comunidades indígenas nas quais nasceram e cresceram, vivenciando, assim, a luta do seu povo.&nbsp; Nesse sentido, este artigo trata desses percursos identitários traçados pelos sujeitos aqui evidenciados, onde os mesmos apresentam uma identidade imutável, que, ao longo do tempo, vai sofrendo alterações. É traçado também o comportamento dos mesmos em relação à participação nas lutas e movimentos em relação à busca da conquista de seus direitos, em especial na educação e demarcação das terras indígenas. Os sujeitos desta pesquisa são três professores indígenas: dois do sexo masculino e uma do sexo feminino. São professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas indígenas localizadas em suas comunidades. Na adolescência tiveram que sair da sua comunidade para cursar o ensino médio em escolas urbanas, convivendo com outras culturas e língua. Precisaram se adaptar, deixando um pouco de lado os traços de sua Língua Materna, pois, para eles, a língua é parte determinante da cultura de um povo e de sua identidade. Vale ressaltar que no decorrer dos pressupostos teóricos é apresentada uma comparação entre os três memoriais analisados. Dessa forma, o trabalho se fundamenta em Hall, Rajagopalan, Cavalcanti, Silva, dentre outros autores que buscam discutir sobre Identidade e Linguagem, mas tendo como foco a identidade do sujeito. Assim, esta pesquisa tem como traçado metodológico a análise comparativa de Memorial Descritivo, narrando as etapas da vida pessoal e profissional dos professores indígenas. Ressalto que esses memoriais fazem parte do trabalho de conclusão de curso do Projeto Magistério Indígena, tendo como recorte temporal de apresentação o mês de agosto de 2018.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi https://revistaeletronica.iedi.edu.br/index.php/rmk/article/view/2 Perspectivas para o ensino de língua portuguesa à luz da BNCC nas escolas públicas do município do Cantá-RR 2022-10-28T20:10:30-03:00 Núbia Paulo da Costa Andrade anubia2903@gmail.com Maria Adinelia Pinto da Silva mariaaudenelia23@gmail.com Vanessa Oliveira da Silva da Silva Monalisaoliveira42anos@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo geral: compreender as perspectivas dos professores do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Língua Portuguesa no Município do Cantá-RR. Conforme a BNCC o professor é o mediador do conhecimento, promovendo o desenvolvimento da oralidade e introduzindo a criança no universo da escola. É importante ampliar o conhecimento sobre o ensino da Língua Portuguesa, segundo a BNCC, tais como: valorização dos diferentes gêneros textuais e linguagem, heterogeneidade de vozes e interatividade. Dessa forma, esta pesquisa levanta o seguinte questionamento: que perspectivas os professores do Ensino Fundamental têm em relação a BNCC para ensino da Língua Portuguesa no Município do Cantá-RR? A escolha do tema se justifica tendo em vista que em 2019 aconteceu um novo desafio para escolas, será aplicada a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que foi homologada recentemente para compreender cada detalhe da proposta para cada área do conhecimento da BNCC Língua Portuguesa. Já em relação aos procedimentos metodológicos optou-se pela pesquisa descritiva, com abordagem qualiquanti. Para a coleta de dados a pesquisa de campo contou com questionário aplicado para professores do Ensino Fundamental que atuam no município de Cantá-RR. Esta pesquisa contou com a de 10 professores. O questionário aplicado foi composto de 07 perguntas, sendo 5 objetivas e 2 subjetivas. Os resultados dos dados coletados foram analisados e discutidos de forma que contribuíram para responder o questionamento que levantou esta pesquisa. Seus resultados foram satisfatórios e permitiram uma analise sobre as perspectivas da BNCC para o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.</p> 2023-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Portal de Periódicos Eletrônicos IEDi