Perspectivas para o ensino de língua portuguesa à luz da BNCC nas escolas públicas do município do Cantá-RR

Autores

  • Núbia Paulo da Costa Andrade Instituto de Educação e Inovação - IEDi
  • Maria Adinelia Pinto da Silva Instituto de Educação e Inovação - IEDi
  • Vanessa Oliveira da Silva da Silva Instituto de Educação e Inovação - IEDi

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral: compreender as perspectivas dos professores do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Língua Portuguesa no Município do Cantá-RR. Conforme a BNCC o professor é o mediador do conhecimento, promovendo o desenvolvimento da oralidade e introduzindo a criança no universo da escola. É importante ampliar o conhecimento sobre o ensino da Língua Portuguesa, segundo a BNCC, tais como: valorização dos diferentes gêneros textuais e linguagem, heterogeneidade de vozes e interatividade. Dessa forma, esta pesquisa levanta o seguinte questionamento: que perspectivas os professores do Ensino Fundamental têm em relação a BNCC para ensino da Língua Portuguesa no Município do Cantá-RR? A escolha do tema se justifica tendo em vista que em 2019 aconteceu um novo desafio para escolas, será aplicada a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que foi homologada recentemente para compreender cada detalhe da proposta para cada área do conhecimento da BNCC Língua Portuguesa. Já em relação aos procedimentos metodológicos optou-se pela pesquisa descritiva, com abordagem qualiquanti. Para a coleta de dados a pesquisa de campo contou com questionário aplicado para professores do Ensino Fundamental que atuam no município de Cantá-RR. Esta pesquisa contou com a de 10 professores. O questionário aplicado foi composto de 07 perguntas, sendo 5 objetivas e 2 subjetivas. Os resultados dos dados coletados foram analisados e discutidos de forma que contribuíram para responder o questionamento que levantou esta pesquisa. Seus resultados foram satisfatórios e permitiram uma analise sobre as perspectivas da BNCC para o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

Publicado

2023-03-20

Edição

Seção

Artigos