Magistério Indígena AMOOKO IISANTAN: os desafios do ensino da língua portuguesa

Autores

  • Maristela Araújo Costa Pereira IEDi

Palavras-chave:

Identidade, Educação Escolar Indígena, Formação Docente

Resumo

Esta pesquisa apresenta a análise de memoriais de professores indígenas pertencentes a três etnias: Wapichana, WaiWai e Ingarikó, todos falantes da Língua Materna, que, ao longo de suas escolarizações vivenciaram muitos desafios e dificuldades, sempre tentando saná-las. Durante toda a infância e adolescência moraram e estudaram nas comunidades indígenas nas quais nasceram e cresceram, vivenciando, assim, a luta do seu povo.  Nesse sentido, este artigo trata desses percursos identitários traçados pelos sujeitos aqui evidenciados, onde os mesmos apresentam uma identidade imutável, que, ao longo do tempo, vai sofrendo alterações. É traçado também o comportamento dos mesmos em relação à participação nas lutas e movimentos em relação à busca da conquista de seus direitos, em especial na educação e demarcação das terras indígenas. Os sujeitos desta pesquisa são três professores indígenas: dois do sexo masculino e uma do sexo feminino. São professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas indígenas localizadas em suas comunidades. Na adolescência tiveram que sair da sua comunidade para cursar o ensino médio em escolas urbanas, convivendo com outras culturas e língua. Precisaram se adaptar, deixando um pouco de lado os traços de sua Língua Materna, pois, para eles, a língua é parte determinante da cultura de um povo e de sua identidade. Vale ressaltar que no decorrer dos pressupostos teóricos é apresentada uma comparação entre os três memoriais analisados. Dessa forma, o trabalho se fundamenta em Hall, Rajagopalan, Cavalcanti, Silva, dentre outros autores que buscam discutir sobre Identidade e Linguagem, mas tendo como foco a identidade do sujeito. Assim, esta pesquisa tem como traçado metodológico a análise comparativa de Memorial Descritivo, narrando as etapas da vida pessoal e profissional dos professores indígenas. Ressalto que esses memoriais fazem parte do trabalho de conclusão de curso do Projeto Magistério Indígena, tendo como recorte temporal de apresentação o mês de agosto de 2018.

Publicado

2023-03-20

Edição

Seção

Artigos