Educação 4.0 e o docente: a prática educativa no ensino fundamental anos iniciais na escola Anjo da Guarda

Autores/as

  • Anna Phamela Silva Carvalho Iedi
  • Marinês da Silva Pinto Iedi
  • Maristela Araújo Costa Pereira Instituto de Educação e Inovação - IEDi

Palabras clave:

Educação 4.0, Tecnológicas ferramentas, Metodologias Ativas, BNCC

Resumen

Sabendo-se que a educação está adentrando à fase 4.0 e em consequência disto as metodologias de ensino também voltam-se para as novas práticas pedagógicas como: aprender a fazer fazendo, associada às metodologias ativas e ao ensino adaptativo que são hoje os novos desafios a serem alcançados. No entanto, existe a necessidade de adequações, na estruura física assim como capacitações instrucionais para habilitação dos profissionais da educação. Uma vez que os currículos já estão sendo organizados para contribuir com esse avanço tecnológico. Abrindo-se a possibilidade da renovação do sistema. Portanto, observou-se que este olhar direcionado às metodologias e a busca destas abordagens tecnológicas vem causando inquietações nesta comunidade, mesmo que ainda no início por parte dos educadores, essa busca por tais conhecimentos é fraca e sem grandes estímulos, ainda que estes estejam acessíveis, há um déficit na busca destas ferramentas e na utilização em sala de aula, retardando o avanço da educação no cenário atual.

Publicado

2023-03-20